quarta-feira, 19 de março de 2008

KARATE - Etiqueta do Karateca

ETIQUETA DO GUERREIRO
Nas artes marciais principalmente quando se possui uma seriedade nos treinamentos e acima de tudo o respeito, existe a etiqueta. Um guerreiro não é apenas um lutador bom em combate, mas um cavaleiro que respeita as leis que regem sua vida e a dos outros. Quando não existem essa leis os lutadores podem ser vândalos, sanguinários, mercenários ou combatentes, nunca um guerreiro na concepção do bushido (caminho de guerra).Um bushi (guerreiro) deve ter algumas qualidades e sem as quais não poderia se considerar como tal: 1ª, fidelidade, 2ª paciência, 3ª decisão, 4ª controle, 5ª etiqueta.
1. FIDELIDADETem a idéia de um clã ou grupo que com uma direção e uma meta traçada procuram a evolução técnica de combate e o aumento da compreensão e da consciência. Uma pessoa inicia como neófito um aprendizado (digamos situação dó), após algum tempo de esforço adquire uma capacidade e se iguala aos outros. Se continuar passa a situação ré e começa a sobressair. Após isso passa a situação mi quando já é um dos melhores do clã, nesse ponto já se considera superior e a vaidade pode destruir aquilo que seria a sua fidelidade de grupo, que o colocaria em situação de ajudar os outros, a também subir e aumentar o clã em bondade e harmonia. É fazer tudo pela melhoria do grupo ou clã a que pertence. Sem isso um homem não tem honra. A obediência é a meta.2. PACIÊNCIASaber esperar o momento certo de fazer o melhor de si com a atenção em suas próprias atitudes e ação através de uma observação imparcial de sua vida com os outros.3. DECISÃOAo decidir algo não temer pela própria vida e confiar no fato e em si mesmo, tanto para perder como para ganhar.Indiferente ao resultado.4. CONTROLEMesmo diante da morte não perder o controle da ação externa procurando a impecabilidade da postura e da ação.5. ETIQUETAÉ o respeito pelo que nos cerca com o trato impessoal as pessoas na sociedade em que vive.
KARATE BUDO
CUMPRIMENTO A
· Colocar os pés juntos e as mãos ao lado ou à frente das coxas com os dedos juntos e dobrar a coluna no máximo 45 g olhando para os pés num tempo de 5 segundos e depois voltar a posição normal. A distância deve se manter entre 3 a 5 passos. E esperar a pessoa estender a mão. Somente iniciar o cumprimento se a pessoa olhar para seus olhos.· Ao se iniciar uma luta ou qualquer treinamento que se faça com um companheiro deve se iniciar a comando ou individual.· Se a luta for com alguém superior tecnicamente, dizer: ONEGAI- SHIMASU ( por-favor ) e ao terminar DOMO-ARIGATO (obrigado ). Se tiver vantagem durante a luta,dizer SUMIMASSEN (desculpe-me ).Karate somente OSS.· Ao se conversar com alguém de nível superior tecnicamente não colocar as mãos no bolso, cintura, parede ou em seu corpo. Deve se ficar em pé com os braços soltos ou com as mãos cruzadas atrás ( como garçom ) ou cruzadas na frente.· Oferecer-se imediatamente para carregar sua mala em caso de deslocamento.· Andar ligeiramente atrás de seus passos e à direita o mais antigo e à esquerda o segundo e assim por diante, somente andar na frente para abrir uma porta ou para dirigi-lo a algum lugar.· Não deixar pessoas que não pertençam ao grupo interferir entre um e outro durante um trajeto ou quando estiverem em grupo, parado ou em deslocamento.· Não falar com o mais antigo sentado e se levantar quando ele passa por perto.· Um mais antigo ao chegar a um Dojô deve parar na porta e os praticantes se virarem para trás e o dirigente ir cumprimentá-lo de perto, após fazerem o cumprimento formal do Dojô ( caso pertença a organização ).· Ao se chegar atrasado a uma aula, deve-se cumprimentar o Dojô, se aquecer atrás do local de aula e ficar em senzai ajoelhado na frente à espera da permissão para a aula.Não sair do Dojô antes do professor, só com a sua permissão.
CUMPRIMENTO B
· Este tipo de cumprimento é ajoelhado e pode se ajoelhar com os dois joelhos juntos ou primeiro o direito depois o esquerdo e devem ficar separados e a mulher de joelhos juntos.
CUMPRIMENTO C
· Eram usados pelos antigos samurais na época feudal. O joelho esquerdo fica dobrado 90 e o direito no chão e a mão direita fechada vai ao solo.Antigamente a mão esquerda segurava a bainha do lado esquerdo.

Karate - Filosofia

FILOSOFIA
BUDO
A filosofia do Budo se traduz pela constante busca do aperfeiçoamento, autocontrole e na contribuição pessoal para a harmonização do meio onde se está inserido.
A famosa expressão do Mestre Funakoshi - "Karate Ni Sente Nashi"(Não há primeiro ataque no Karate) - explica claramente o objetivo do karate, ou seja, conter, controlar o espírito de agressão. O karate se caracteriza por procedimentos de respeito e de etiqueta.
Esse propósito de anti-violência pode ser muito bem expresso através do seguinte ensinamento:
"Se o adversário é inferior a ti,
então porque brigar?
Se o adversário é superior a ti,
então porque brigar?
Se o adversário é igual a ti,
compreenderá,
o que tu compreendes...
então não haverá luta".

KATA - Heian Shodan (sua historia)

Diz a lenda que um mestre de Karatê-Dô em suas andanças numa noite de lua cheia pressentiu no chispar dos galhos secos, ao transpor numa clareira na mata, a presença do mal. São salteadores armados, em tocaia seu instinto guerreiro e defensivo o põe em Kamae, atitude de luta. Está imóvel. Abdomem contraído, punhos cerrados. Atento, olhando nada e vento tudo. Altamente concentrado, espírito vivo e aguçado. Vai lutar ! Seu repudio ao mal, seu Kimono intocável, sua honra, seu nome e sua vida, tudo está simbolizado no Kamae. Sua mente visualiza ao longe, num halo de luz, seu velho mestre, que em atitude de ZEN inspira-o. Suas sábias palavras de ensinamento ecoam ainda: “ANTES QUE LHE TOQUEM A PELE, TOCA-LHES OS OSSOS”. Inconscientemente curva-se reverente e brada: “OSS” É atacado ! Pela esquerda, brilha a lamina. Consciente e veloz bloqueia e ataca com kime. As suas costas, um segundo de lança em riste. Bloqueia firme e forte. Ele sabe que “DEVE ENFRENTAR O ADVERSÁRIO, MAS, NUNCA SEU ATAQUE”. Está na base ZEN-KUTZU e defesa GUEDAN-BARAI. Seguro pelo punho. Recolhe girando o braço e golpeia no ombro com martelo TATE-TETSUI-UCHI. Completa com um soco (OI-ZUQUI) fundo e seco, tirando toda chance do agressor. Da esquerda em pé sibila. É o terceiro agressor. Como um raio, um bloqueio GUEDAN-BARAI. Quase simultaneamente um bastão corta o ar cobrindo a lua várias vezes. O inimigo bate recuando de cima para baixo. As defesa são AGE-UKE protegendo a cabeça, a terceira mais rápida e mais funda, a fim de partir o braço na altura do cotovelo. Nesse golpe o mestre emprega toda sua força e toda sua velocidade. Solta um grito do fundo de suas entranhas; um grito de guerra num berro de morte: “É o KIAI”. Nada o Detêm. Há uma transformação total no corpo e no espirito. A mutação de força em poder; de massa em energia, de água em fogo. Estar possuido de KIAI é despertar a ARMA MORTAL DA POMBA ENFURECEIDA, o KARATÊ-DÔ. Silêncio na mata. Passa a perplexidade. É atacado pela direita. O mestre gira o campo de luta, defende e ataca. O instinto vira-lhe a cabeça quando pelas costas o primeiro atacante insiste com a faca. Suas pernas trocam de direção da base. Rolando seus quadris como um eixo, seus braços tal uma espada – acompanhando o impulso do corpo – descem em diagonal. No momento do contato dos “UDES”, um acréscimo de velocidade e torção desarma o adversário. Antes que tente recuar é alcançado com OI-ZUQUI. O terceiro ergue-se a sua esquerda estocando-lhe com um bastão, recebe um GUEDAN-BARAI e um OI-ZUKI andando; como resiste mais dois OI-ZUKI, sendo o segundo com KIAI. O KIAI dá-lhe firmeza, força e resolução de PARAR o adversário, em Karatê-Dô, não há meia defesa, nem meio ataque. Desesperado o da esquerda bate com a lança da direita para esquerda de fora para dentro e vice-versa. O mestre gira em base KO-KUTZU e com dois cutelos (SHUTO-UKE) parte a arma. O Último imita a agressão e sente no poder das mãos em forma de faca, a devassar a mata ao redor, o poderio do Karatê-Dô. A luta chega ao fim. Por um instante mantém-se imóvel na última defesa. Volta a postura inicial de KAMAE. Lembra seu SEI-PAI em sua posição de ZEN e procura-o. Em vão; já não consegue vê-lo mais. Isto é KATA, é ZEN, é KARATÊ-DÔ

KARATE - Origem/Historia

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO
1. DA ÍNDIA PARA A CHINAA necessidade de defender-se para sobreviver fez com que o homem desenvolvesse diversos gêneros de luta, em diferentes épocas e regiões do mundo. No entanto, um momento e uma região, em especial, marcaram historicamente as artes marciais.Em meados do século V, Bodhidarma, monge indiano, caminhou em direçãoà China para fundar um mos-teiro budista. Seguidor do budismo de contemplação, ele desenvolveu técnicas sem armas chamadas Shao-lin-su-kempo. O objetivo era a manutenção da saúde e a auto defesa onde, através de exercícios penosos, pretendiam o fortalecimento do corpo para dar morada a paz de espírito e a verdade religiosa.Bodhidarma orientava seus discípulos para que através da observação das características de luta dos animais, desenvolvessem técnicas que mais se harmonizassem com seu interior, criando assim, cada um, estilo próprio.Tempos após a morte do monge, ocorreu a invasão mongol, fragmentando a China em vários reinos. O mosteiro foi incendiado. Os monges partiram em várias direções, transmitindo conhecimentos e difundindo estilos.A invasão mongol e posterior retomada do poder pela dinastia Ming (China), estimularam o aparecimento das técnicas de luta. Neste momento, a arte de combate militar esteve sobreposta à arte espiritual.A arte marcial evolui segundo as características e conhecimentos de seus mestres e das condições locais e culturais da população. Foi enriquecida pela soma de elementos reti-rados das lutas chinesas, mongóis e do Shao-lin-su-kempo.2 . EM OKINAWA0 intercâmbio comercial e cultural entre a China e as ilhas vizinhas, possibilitou, especialmente em Okinawa, que na época pertencia à China, a introdução das técnicas de lutas chinesas. Ao final da dinastia Ming, Okinawa passou ao domínio japonês que para evitar a reação do povo nativo, proibiu uso de armas. Sob pressão militar, a população obteve nos utensílios de uso cotidiano e no próprio corpo, meios de defesa; cadeiras, cordas, mãos, joelhos e etc. se transformam em armas (Nakayama, 1987).Os treinos eram secretos e os alunos escolhidos. Cada mestre desenvolvia técnicas segundo suas características físicas e mentais, as características dos alunos e suas zonas de influência.O isolamento japonês no período medieval, nos séculos IX a XIX, contribuiu para que o povo nativo criasse um estilo próprio de luta, diferente de sua origem chinesa. A perseguição exercida pela classe dominante japonesa era tal que Okinawa (1885) chega a compará-la a perseguição sofrida pela capoeira no Brasil imperial.No inicio do século XIX, com a ruptura do isola-mento, surgiram as armas de fogo, inibindo a utilização das lutas de corpo a corpo que quase desapareceram como arte guerreira.O século XX trouxe consigo o ressurgir das artes marciais, deslocando o enfoque de luta para a sobrevivência, para educação física, com fundamentação espiritual. Escolas como Okinawa-te, Naha-te e Shuri-te, desenvolveram e divulgaram a arte que mais tarde passou a ser chamada Karate-do e revelaram mestres como Ankoh Itosu, Kanryu Higashionna, e posteriormente Funakoshi, Mabuni, Kyan, Motobu, Yahiko, Ogusoku e Miyagi.Em 1905, 0 Karate foi introduzido nas escolas de Okinawa como educação física. 0 professor Itosu sistematizou Kata simplificados Heian ou Pinan (Paz e Harmonia), visando iniciação ao aprendizado.3. NO JAPÃOEnsinado em segredo durante tanto tempo, em 1916 um karateca fez uma apresentação pública fora de Okinawa. Funakoshi foi convidado para fazer urna demonstração no Botoku-den, em Kioto, centro de artes mar-ciais. Três anos mais tarde, o Ministério de Educação o convidou para organizar uma demonstração em Tóquio. 0 sucesso foi tamanho, que Funakoshi foi convidado a permanecer, para dar palestras e ensinar o Karate.Funakoshi viajou por todo o Japão. Ele foi convidado a lecionar nas universidades, onde o Karate passou a ser submetido a pesquisas científicas, tendo como conseqüências o aprimorando das técnicas e a criação de métodos de treinamentos sistemáticos (Silvares, 1987).Considerado o pai do Karate-do moderno, Funakoshi modificou o karate literal e filosoficamente de "Mãos Chinesas" para "Mãos Vazias", mãos de liberdade, em que KARA e TE passaram a ter a conotação de defender-se desarmado e ter a mente livre do egoísmo e da maldade, adicionados à palavra DO, representando a busca de um caminho ou disciplina a ser seguida por toda a vida, na construção da personalidade (Nakayama, 1987; Silvares, 1987).Após estudar em diferentes escolas, Funakoshi criou o estilo Shotokan, fundamentando-o nos princípios filosóficos do Budo e do Zen-budismo.Essa fusão visava facilitar a evolução do espírito e do corpo conjuntamente, permitindo o desenvolvimento da autoconfiança, auto disciplina, auto controle, auto-realização, para formar o indivíduo humilde e cortês nos relacionamentos sociais, porém corajoso e determinado nas situações de injustiça. Capaz de enfrentar milhares de adversários se for preciso.Seguindo o sucesso de Funakoshi, outros mestres de Okinawa partiram da ilha para divulgar suas técnicas. Em 1930, Mabuni partiu para Kioto, ensinando Shito-ryu. Em 1933, Motobu fez demonstrações em Osaka. No mesmo ano Miyagi fez demonstrações de Goju-ryu por todo Japão, seguindo em 1934 para o Hawai.Segundo Okinawa (1885), a fusão do Karate com a concepção japonesa de arte marcial, deu origem a quatro estilos principais conhecidos hoje: SHOTOKAN (Funakoshi), SHITO-RYU (Mabuni), GOJU-RYU (Miyagi) e WADO-RYU (Otsuka).4. NO MUNDOEmbora Funakoshi nunca tivesse se afastado dos valores nos quais acreditava e vivia, as necessidades da guerra fizeram com que alguns mestres que ensinavam o Karate esquecessem a fundamentação espiritual.No período da segunda guerra Mundial, os solda-dos e a população japonesa, eram treinados por mestres de Karate para resistirem ao ataque aliado. Tal fato determinou a proliferação de vários estilos, os mais diversos.A incrível capacidade dos pequenos japoneses defenderem-se sem armas, despertou o interesse dos militares ocidentais. Após a guerra a emigração dos japoneses e o interesse das tropas de ocupação em adquiri-rem as técnicas, foram os responsáveis pelo inicio da difusão do Karate pelo mundo.Podemos dizer que, o Karate é o resultado das observações feitas pelo homem da luta dos animais, que por sua inteligência, adaptou as características mais marcantes às suas possibilidades para melhor desempenho e também do acrisolamento, adaptação e aperfeiçoamento dos diferentes gêneros de luta. Cada geração, cada grupo cultural e o estudo científico pelos quais passou, participaram do processo de construção do Karate-do, transformando-o na arte que conhecemos hoje. E, pela nossa participação, continuarão evoluindo... Homem e Arte.

20 Ensiamentos do Karate (Mestre Funakoshi)

Mestre Gichin Funakoshi (O Pai do Karatê Moderno) - Nascimento=1868 / Morte=1957
Niju Kun são os 20 ensinamentos

1. Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com saudação e terminar com saudação.
2. No Karatê não existe atitude ofensiva
3. O Karatê é um assistente da justiça.
4. Conheça a si próprio antes de julgar os outros.
5. O espírito é mais importante do que a técnica.
6. Evitar o descontrole do equilíbrio mental.
7. Os infortúnios são causados pela negligência.
8. O Karatê não se limita apenas à academia.
9. O aprendizado do Karatê deve ser perseguido durante toda a vida.
10. O Karatê dará frutos quando associado à vida cotidiana.
11. O Karatê é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.
12. Não pense em vencer, pense em não ser vencido.
13. Mude de atitude conforme o adversário.
14. A luta depende do manejo dos pontos fracos(KYO) e fortes(JITSU).
15. Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.
16. Para cada homem que sai no portão, existem milhões de adversários.
17. No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.
18. A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente.
19. Não se esqueça de aplicar corretamente: - alta e baixa intensidade de força
- expansão e contração corporal
- técnicas lentas e rápidas
20. Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.

KARATE - FAIXAS E GRADUAÇÕES

FAIXAS E GRADUAÇÕES
Quando o iniciante entra em uma academia de Karatê ou de Judô, este tem como representativa de sua graduação, que é o 7º KYU, a faixa branca, siginficando que está sem nenhum conhecimento.Depois de alguns meses de treinamento, adquire a capacidade de acompanhar uma aula e passa à faixa AMARELA, 6º KYU. Treinando mais alguns meses, vai a faixa vermelha (Marte), significando que, além de acompanhar aulas, já tem uma pequena noção de defesa e ataque, 5º KYU.Após um ano ou mais de treino, o aluno passa a faixa laranja, que é o início das movimentações com impacto e a cintura já acompanha os golpes de braço.O faixa verde inicia a fase da luta combinada e sabe no mínimo, três KATAS, igualmente à sua graduação de 3º KYU.A faixa roxa (Júpiter) é a abertura para a luta livre, que siginifica o início do controle nos golpes de pernas e mãos, 2º KYU.A faixa marrom é o básico de estilo, que tem como meta decorar e fazer todos os KATAS de sua escola, é o 1ºKYU, completando uma oitava ascendente de conhecimento ou um ciclo (dó-ré-mi-fa-sol-lá si-dó). Até este ponto, se está aprendendo e decorando todos os movimentos.Ao passar para a faixa preta, dá-se o início de uma nova oitava ascendente (dó) é o 1º grau ou SHODAN (negro, espaço puro, imaculado "UM", sem luz), que também vai até o número sete. É quando o praticante inicia o treino real de luta. O 8º grau, 9º grau e 10º grau são graus honorários por serviços prestados ao Karatê.Do 1º ao 3º grau é o combatente Professor ( Sensei ). O 4º grau e 5º grau, o Mestre ( Shihan ), e já pode usar a faixa vemelha larga. O 6º grau é o Professor Superior ( Renshi ). O 7º grau e 8º grau, Mestre venerável ( Kyoshi ). O 9º grau, Mestre Superior ( Hanshi ) e o 10º grau, Grão Mestre ( Meijin )Cada faixa, a partir da amarela, tem como comprovação, o certificado de grau.
A partir da faixa PRETA (SHODAN) existem três tipos de diploma:1. JITSU RYOKU-DAN - grau de capacidade de treino e conhecimento direto da luta.2. SUISEN-DAN - grau ganho por antiguidade, dedicação ou mérito de trabalho ao longo dos anos.3. MEYO-DAN - grau honorário por serviços prestados ao Karatê.

Beneficios da Ginastica do Karate

A Ginástica do Karate proporciona: equilíbrio emocional, concentração, auto-estima, coordenação motora, controle da respiração, rapidez de raciocínio, flexibilidade e elasticidade, prepação física dos principais grupos musculares: (membros superiores e inferiores, abdômen e peitoral), aumento da capacidade cardiovascular.
O Karate pode ser praticado por quem o desejar, desde crianças a partir dos 4 anos de idade,adolescentes, adultos, homens, mulheres e idosos. ATENÇÃO - Estamos montando um TURMA para iniciar a prática da Ginastica do Karate, venha aqui no Jardim Centenario, à Rua 10 no Salão Social da SABEL - Sociedade Amigos de Bairro do Extremo Leste - (defronte ao Supermercado União) na Terça ou Quinta feira à partir das 19:00 hs, e inscreva-se. (Para voce que não quer praticar o Karate por completo mas queira se beneficiar com a Ginastica oriental do Karate) - (A Roupa para este treinamento é: Calça ou Short de Moleton e Camiseta e pés descalço - Nós temos a Camiseta personalizada se voce quizer...) - procure o Sensei Raul.