quarta-feira, 19 de março de 2008

KARATE - Etiqueta do Karateca

ETIQUETA DO GUERREIRO
Nas artes marciais principalmente quando se possui uma seriedade nos treinamentos e acima de tudo o respeito, existe a etiqueta. Um guerreiro não é apenas um lutador bom em combate, mas um cavaleiro que respeita as leis que regem sua vida e a dos outros. Quando não existem essa leis os lutadores podem ser vândalos, sanguinários, mercenários ou combatentes, nunca um guerreiro na concepção do bushido (caminho de guerra).Um bushi (guerreiro) deve ter algumas qualidades e sem as quais não poderia se considerar como tal: 1ª, fidelidade, 2ª paciência, 3ª decisão, 4ª controle, 5ª etiqueta.
1. FIDELIDADETem a idéia de um clã ou grupo que com uma direção e uma meta traçada procuram a evolução técnica de combate e o aumento da compreensão e da consciência. Uma pessoa inicia como neófito um aprendizado (digamos situação dó), após algum tempo de esforço adquire uma capacidade e se iguala aos outros. Se continuar passa a situação ré e começa a sobressair. Após isso passa a situação mi quando já é um dos melhores do clã, nesse ponto já se considera superior e a vaidade pode destruir aquilo que seria a sua fidelidade de grupo, que o colocaria em situação de ajudar os outros, a também subir e aumentar o clã em bondade e harmonia. É fazer tudo pela melhoria do grupo ou clã a que pertence. Sem isso um homem não tem honra. A obediência é a meta.2. PACIÊNCIASaber esperar o momento certo de fazer o melhor de si com a atenção em suas próprias atitudes e ação através de uma observação imparcial de sua vida com os outros.3. DECISÃOAo decidir algo não temer pela própria vida e confiar no fato e em si mesmo, tanto para perder como para ganhar.Indiferente ao resultado.4. CONTROLEMesmo diante da morte não perder o controle da ação externa procurando a impecabilidade da postura e da ação.5. ETIQUETAÉ o respeito pelo que nos cerca com o trato impessoal as pessoas na sociedade em que vive.
KARATE BUDO
CUMPRIMENTO A
· Colocar os pés juntos e as mãos ao lado ou à frente das coxas com os dedos juntos e dobrar a coluna no máximo 45 g olhando para os pés num tempo de 5 segundos e depois voltar a posição normal. A distância deve se manter entre 3 a 5 passos. E esperar a pessoa estender a mão. Somente iniciar o cumprimento se a pessoa olhar para seus olhos.· Ao se iniciar uma luta ou qualquer treinamento que se faça com um companheiro deve se iniciar a comando ou individual.· Se a luta for com alguém superior tecnicamente, dizer: ONEGAI- SHIMASU ( por-favor ) e ao terminar DOMO-ARIGATO (obrigado ). Se tiver vantagem durante a luta,dizer SUMIMASSEN (desculpe-me ).Karate somente OSS.· Ao se conversar com alguém de nível superior tecnicamente não colocar as mãos no bolso, cintura, parede ou em seu corpo. Deve se ficar em pé com os braços soltos ou com as mãos cruzadas atrás ( como garçom ) ou cruzadas na frente.· Oferecer-se imediatamente para carregar sua mala em caso de deslocamento.· Andar ligeiramente atrás de seus passos e à direita o mais antigo e à esquerda o segundo e assim por diante, somente andar na frente para abrir uma porta ou para dirigi-lo a algum lugar.· Não deixar pessoas que não pertençam ao grupo interferir entre um e outro durante um trajeto ou quando estiverem em grupo, parado ou em deslocamento.· Não falar com o mais antigo sentado e se levantar quando ele passa por perto.· Um mais antigo ao chegar a um Dojô deve parar na porta e os praticantes se virarem para trás e o dirigente ir cumprimentá-lo de perto, após fazerem o cumprimento formal do Dojô ( caso pertença a organização ).· Ao se chegar atrasado a uma aula, deve-se cumprimentar o Dojô, se aquecer atrás do local de aula e ficar em senzai ajoelhado na frente à espera da permissão para a aula.Não sair do Dojô antes do professor, só com a sua permissão.
CUMPRIMENTO B
· Este tipo de cumprimento é ajoelhado e pode se ajoelhar com os dois joelhos juntos ou primeiro o direito depois o esquerdo e devem ficar separados e a mulher de joelhos juntos.
CUMPRIMENTO C
· Eram usados pelos antigos samurais na época feudal. O joelho esquerdo fica dobrado 90 e o direito no chão e a mão direita fechada vai ao solo.Antigamente a mão esquerda segurava a bainha do lado esquerdo.

Nenhum comentário: